Casa da Cultura GES 2 / Renzo Piano Building Workshop

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  • Arquiteto Responsável: A. Belvedere
  • Equipe De Projeto: P.Carignano, M.Daubach, D.Maïkoff, M.Pimmel, A.Prokudina with A.Artemeva, D.Franceschin, B.Grilli di Cortona, D.Karaiskaki, V.Lucchiari, K.Malinauskaite, B.Millonzi, J.Pattinson, D.Pomponio, P.Ogonowska, V.Shabelnik, F.Tessitore and B.Billi, L.De Capitani; A.Bagatella, D.Tsagkaropoulos
  • Maquetes: O.Aubert, C.Colson, Y.Kyrkos
  • Projeto Executivo: APEX Project Bureau
  • Cidade: Moscou
  • País: Rússia
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Casa da Cultura GES 2 / Renzo Piano Building Workshop  - Fotografia de Exterior, Fachada
© Michel Denancé

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao pensar que tipo de edifício seria perfeito para criar um espaço cultural contemporâneo, uma usina elétrica vem à mente imediatamente! Foi o que a RPBW encontrou em Moscou: uma magnífica e histórica central de energia construída entre 1904 e 1908. Assim, o projeto GES-2 transforma este edifício em um espaço que proporciona uma experiência harmoniosa das artes visuais às performativas, passando por um espaço livre destinado a pessoas.

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© Michel Denancé

A Fundação V-A-C cria uma experiência sociocultural em torno das artes visuais, artes cênicas, música, mas também ciência e sustentabilidade.

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Implantação

O local do projeto faz parte de um distrito muito ativo, agora chamado de “Outubro Vermelho”, claramente destinado aos mais jovens. Os elementos chave deste bairro são o “Outubro Vermelho”, uma fábrica de chocolates transformada em um aglutinador de start-ups, cafés e restaurantes; o Strelka Institute, um verdadeiro laboratório urbano que inclui um programa educacional e de pesquisa; e o histórico Teatro Udarnik, uma importante construção da arquitetura russa. As relações entre a Fundação V-A-C e esses componentes locais desenvolvem o caráter cultural e multigeracional desta região, tornando-se, assim, um destino para moscovitas, russos e visitantes internacionais.

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© Michel Denancé

Dentro do prédio de aproximadamente 20.000 m², os espaços e funções são organizados em quatro núcleos principais: O Cívico consiste em uma combinação de espaços públicos e está aberto para a praça externa que capta a vida das ruas para dentro do complexo. No centro, a “praça interna” atua como a entrada e o início da experiência V-A-C. Ligados a esta praça, encontram-se a Biblioteca e o espaço multimídia e, no lado oposto, encontra-se um espaço de instalações de arte e um restaurante. O espaço de boas-vindas está localizado no centro do edifício principal e é acessado pela “praça interna”. Este espaço contém várias atividades informais, como bilheteria, balcão de informações e lojas na parte térrea.

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Acima, uma área de deck aberta para performances dá vista para a “floresta” e situa-se um auditório fechado com acesso independente. Esta área também inclui um café com lanchonete em um mezanino. O pólo de exposições recebe todas as exposições. É uma combinação de espaços de diferentes tamanhos e alturas que oferece uma variedade de condições espaciais para acolher qualquer tipo de obra de arte. O Pólo de Educação tem relação com esses espaços de exposições, pois a Escola de Arte é dedicada a criar uma nova geração de curadores, críticos e historiadores de arte; e, também situada nesse núcleo, a área Aprendizagem ao Longo da Vida tem salas de aula e oficinas voltadas para o público em geral. Sem mencionar as residências de artistas, com ateliers localizados na torre norte.

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O projeto de restauro substituiu as quatro chaminés de tijolo presentes no local por chaminés de aço. Graças a uma abordagem sustentável e consciente, essa troca transforma as antigas chaminés em quatro dispositivos sustentáveis que captam o ar mais limpo a uma altitude de 70 metros, ativa a ventilação natural e reduz o consumo de energia. A natureza também faz parte do projeto. De fato, uma “floresta” foi plantada dentro do museu. Assim, na parte oeste do local, um jardim de esculturas se transforma progressivamente em um local com centenas de árvores.

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Corte

Por fim, o projeto é norteado por dois conceitos principais: o primeiro consiste na ideia de construir um espaço onde os visitantes se sintam guiados por sua própria intuição. Assim, ao entrar e chegar no espaço que recebe os visitantes, basta virar os olhos para a direita e para a esquerda, para cima e para baixo para perceber tudo o que o edifício oferece, para onde ir e como ir. Idealmente, eles não precisam de nenhuma orientação para visitar o centro. O segundo se refere à estratégia de circulação utilizada: a “teia de circulação”. Aqui, a ideia é criar uma teia fluida e visível, uma peça coesa concebida como uma espécie de escultura espacial, composta por escadas, elevadores, corredores, átrios e plataformas, conectando entre si todos os espaços e atividades, além de destacar as entradas de Bolotnaya nab e da ponte de pedestres.

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Galeria do Projeto

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Localização do Projeto

Endereço:Bolotnaya Naberezhnaya 15, Moscou, Rússia

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Cultura GES 2 / Renzo Piano Building Workshop " [GES 2 House of Culture / Renzo Piano Building Workshop ] 27 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974047/casa-da-cultura-ges-2-renzo-piano-building-workshop> ISSN 0719-8906

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